tudo o que é importante você saber sobre essa especialidade.
O que é a Fisioterapia Neurofuncional Infantil?
O princípio básico da fisioterapia neuropediátrica é a aquisição ou restauração de padrões normais de desenvolvimento, com base na escala globalmente padronizada de desenvolvimento motor normal em crianças.
Algumas das principais doenças tratadas pela fisioterapia pediátrica são: encefalopatia crônica não progressiva (paralisia cerebral), ADNPM (retardoatraso do desenvolvimento neuropsicomotor), atrofia muscular espinhal (AME), malformações congênitas, síndrome de Down, síndrome de Wester e Turner, mielomeningocele, etc.
Além da supracitada recuperação dos padrões de desenvolvimento, a fisioterapia neurofuncional infantil também atua na otimização do sistema motor da criança e na melhoria das possíveis sequelas de lesões neurológicas ocasionadas por mudanças pré-natais, perinatais e pós-natais.
Os benefícios que a fisioterapia neurofuncional proporciona a criança
Um dos principais benefícios e objetivos dessa especialidade da fisioterapia é garantir maior independência na realização de atividades, transferências, mobilidade e funcionalidade diária e laboral de crianças com disfunções neuromusculares.
Além disso, o processo também visa ajudar na percepção e organização corporal e espaço-temporal; auxiliar na autoconfiança, comunicação, concentração e afetividade consigo e com o meio; aprimorar o controle postural, força muscular dirigida à função e o equilíbrio; prevenir encurtamentos , deformidades ósseas e articulares e cirurgias e auxiliar nos sistemas circulatório e respiratório.
É aconselhado que, no trabalho pediátrico, toda a estimulação motora e cognitiva seja realizada em um ambiente terapêutico lúdico no qual os fisioterapeutas buscam associar a brincadeira com a proposta terapêutica, dessa forma o tratamento fica mais leve para o paciente.
A importância da participação da família
A assistência dos pais/responsáveis é fundamental durante a reabilitação neurológica, pois são eles que passam mais tempo com o filho e, sendo assim, tem mais oportunidade de garantir a continuidade do tratamento em casa . Portanto, sua presença durante a terapia é importante para que sejam sanadas dúvidas sobre o posicionamento, processamento e orientações para estimular o desenvolvimento no ambiente domiciliar.
Saiba mais sobre essa especialidade, tratamentos e cursos que ofereço e otimize o bem estar do seu filho.